+
Casa Marquise 2018-07-26T10:38:21+00:00

Project Description

Casa Marquise

Dados Técnicos

Localização: São Paulo, SP – Brasil

Tipo de Construção: Residencial Unifamiliar

Área do terreno: 812 m²

Área construída: 473 m²

Início do projeto: 2013

Conclusão da obra: 2015

Equipe

Autores: Fernando Forte, Lourenço Gimenes, Rodrigo Marcondes Ferraz

Coordenadores: Ana Paula Barbosa, Gabriel Mota, Luciana Bacin, Marilia Caetano e Sonia Gouveia

Colaboradores: Carmem Procópio, Caroline Endo, Thyene Schmidt

Estagiários: Fernanda Silva, Gabriela Santoro, Henrique Abduch, Luiz Henrique Falavigna, Mariana Schmidt, Patrícia Gonsalves e Rodrigo de Moura

Fotógrafo: Rafaela Netto

Equipes Complementares

Construtora: FOZ Engenharia

Projeto de Estrutura e Fundações: STEC do Brasil Engenharia

Projeto de Instalações Hidráulicas e Elétricas: Ramoska e Castellani

Paisagismo: Rodrigo Oliveira Paisagismo

Painel Artístico: Fábio Flaks

A necessidade de uma família, cujos filhos começaram a montar suas próprias famílias, era a de criar uma casa acolhedora, onde todos pudessem se reunir nos finais de semana e feriados para aproveitar momentos de lazer em conjunto. Por conta dessa necessidade primordial, os espaços externos, aliados a área de lazer se tornaram os elementos essenciais da construção.

Com um terreno em declive acentuado, decidimos realizar uma implantação as avessas do convencional, quasecriando uma casa pátio: o bloco principal, com área social e intima foi locado na porção inferior do terreno. A sala e o caminho de acesso se desdobram formando uma ampla área de lazer, no mesmo nível. Uma leve cobertura metálica leve faz a ligação entre esses espaços, quase totalmente envidraçados. No centro deste pátio central se encontra a piscina. A porção mais inferior da casa é a ala dos quartos, tratado como um elemento em contreto aparente, mais fechado, contrastando com os volumes diáfanos superiores.

O resultado desse projeto é uma casa aconchegante, que embora quase não seja visivel da rua, contem espaços surpreendentemente amplos e agradáveis, convidando o usuário ao convivio e a interação.

Planta Térreo

Corte A

Diagrama