+
Loja Feed 2018-06-28T11:44:58+00:00

Project Description

Loja Feed

Dados Técnicos

Localização: São Paulo, SP – Brasil

 Tipo de Construção: Comercial

 Área do terreno: 386m²

Área construída: 193m²

Início do projeto: 2013

Conclusão da obra: 2014

Equipe

Autores: Angela Pace Vescovi , Fernando Forte, Lourenço Gimenes, Rodrigo Marcondes Ferraz

Coordenadores: Ana Paula Barbosa, Marilia Caetano, Sonia Gouveia

Colaboradores: Caroline Endo, Gabriel Mota, Juliana Nohara

Estagiários: Fernanda Veríssimo, Gabriela Eberhardt, Julian Seifert, Rodrigo de Moura, Rodrigo Oliveira, Vera Silva.

Fotógrafo: Rafaela Netto

Construtora: AG Construtora

Projeto de Estrutura e Fundações: Metalfixo

Projeto de Instalações Hidráulicas e Elétricas: Ramoska & Castellani

Paisagismo: Cali Paisagismo e Andre Graziano

Projeto Luminotécnico: Castilha Iluminação

Automação: Vizago

Estêncil: Gabriel de La Cruz Mota

Fornecedores: STR Ar Condicionado, Solarium, Suvinil, Tecnocimento, Portobello, Pedra Cor, PJ Marcenaria, Visualia, Metalfixo, Willer, Art&Imagem, Magma Industrial, Rochbeton, Tuboar, Maná Iluminação

Participamos ativamente da concepção da loja FEED, envolvidos com o cliente desde a escolha dos produtos que lá seriam comercializados até a arquitetura, decoração e aplicação da programação visual. Esta loja trata-se da flagship da marca e tem como objetivo apresentar uma alternativa de altíssimo nível para o consumo de carnes. O conceito é o de ultrapassar a ideia de apenas uma loja de carnes especiais como algumas existentes, e sim representar a base de uma distribuidora muito grande que atenderá o consumo de carne das famílias de clientes, indo do dia a dia até ocasiões especiais. Neste sentido a loja representa um conceito, uma apresentação ao consumidor do mundo da FEED – Empresa que engloba desde controle genético de seu especial gado Bonsmara, passando pela criação, alimentação, abate, corte, comercialização indo até as receitas e acessórios necessários para o preparo dos alimentos. A intenção da FEED é a de estar presente no cotidiano dos consumidores, não apenas vender os seus produtos eventualmente.

Com a responsabilidade de criar um projeto que apresentasse aos clientes toda uma filosofia diferente de se comprar carne, trabalhamos para realizar o projeto de uma loja que se afastasse de um açougue no termo convencional, e que promovesse uma aproximação do consumidor com toda a cadeia FEED. A flagship deveria ser acolhedora e divertida – não apenas para gourmets e amantes de boa carne, mas sim para os interessados em geral ou apenas para pessoas que desejem comer melhor.

Decidimos criar uma área de entrada, com pé direito duplo, que fosse um agradável espaço de estar para os clientes e onde um painel triedo mostrasse algumas imagens da FEED através da grande vitrine frontal. Este espaço, de ligação com a rua não busca expor os produtos e sim convidar os clientes a entrar e conhecer.

Após o espaço de chegada, uma longa bateria de expositores refrigerados desenhados por nossos escritórios apresenta os diversos cortes de carne disponíveis. No lado oposto a estes expositores, uma longa estante de diferentes nichoscom iluminação apresentam os produtos complementares para o preparo da matéria prima Feed. Atrás da estante se organizam banheiros, serviços, caixas, etc. e é através da estante, forte elemento organizador do espaço, que o cliente retira seus produtos, paga, vai ao banheiro, etc.

No centro da construção há uma área com iluminação zenital, protegida por uma árvore cujo tronco se encontra dentro da loja, ladeada por um jardim vertical de bromélias. Também nesse espaço central se encontra a área de cortes (o açougue propriamente dito), onde funcionários especializados realizam trabalho in loco em grandes peças a pedido de clientes em um amplo espaço envidraçado, banhado pela luz do dia. O inusitado deste local é a ligação de um local asséptico, protegido por vidro a jardim, árvore, iluminação natural, rompendo com o tradicional açougue que a maioria das pessoas está acostumada a visitar.

A porção posterior da loja possui um grande pergolado de pé direito duplo que se abre e que se encontra sob a folhagem de uma grande figueira. Neste espaço, chamado de área gourmet, há uma cozinha semi-industrial completamente aberta onde ocorrem cursos de culinária, degustações de produtos, pequenos eventos, almoços e jantares, e é a forma com que a loja se aproxima do dia a dia do preparo de seus produtos após a venda. A grande figueira é iluminada acolhendo o visitante durante a noite e criando um cenário muito interessante.

Projetamos caixotes em madeira com as logomarcas da FEED como base para mesas, pequenas mesinhas e expositores de produtos, que, alinhados com um mix de peças de mobiliário modernista e atual criam diversos espaços para estar e para experimentar os utensílios que se encontram a venda. Esta mistura entre caixotes crús, coloridos, peças assinadas de mobiliário, uma iluminação cuidadosamente controlada e os revestimentos cimentícios e em madeira criam a atmosfera FEED – um espaço de venda de carnes diferente, irônico, divertido e contemporâneo.

Corte AA-01

Planta Térreo