Project Description
Apartamento Abboud
Dados Técnicos
Localização: São Paulo, SP – Brasil
Tipo de Construção: Reforma de apartamento
Área construída: 175m²
Início do projeto: 2019
Conclusão da obra: 2021
Equipe
Autores: Fernando Forte, Lourenço Gimenes, Rodrigo Marcondes Ferraz
Diretor Criativo : Gabriel Mota
Gerentes: Desyree Niedo, Sonia Gouveia
Colaboradores: Ana Orefice, Aryane Diaz, André Grippi, Caio Armbrust, Eduardo Vale, Felipe Fernandes, Franciele Almeida, François Caillat, Gilberto Sales, João Baptistella, Letícia Gonzalez, Mariana Lazero, Victor Lucena
Estagiários: Ana Paula Sapia, Flávia Moura, Guilherme Braga, José Carlos Navarro, Michelle Vasques, Raquel Gregorio
Fotógrafo: Fran Parente
Construtora: Maximo Arquitetura & Engenharia
Projeto de Instalações Hidráulicas e Elétricas: Fator Projetos
Paisagismo: Juliana Freitas
Projeto Luminotécnico: Castilha Iluminação
Fornecedores: Colormix Revestimentos, Eliane Revestimentos, Deca, Docol, LIS, Mármores Tríade, Efeito Cristal, Schneider Electric, Inovar Esquadrias de Alumínio, Sacada Glass, Padrão Móveis, Arquivo Contemporâneo, Dpot, Estúdio Bola, Etel, FGMF, Itens Collection, Lumini, Novo Ambiente, Vírgula Ovo, Arnaldo Danemberg, Codex Home, Dpot Objeto, Pair Home, Phenicia Concept, Portobello, Mil Grau
O projeto para este apartamento, localizado no bairro de Higienópolis, em São Paulo, buscou atualizar o espaço do ponto de vista de acabamentos e organização interna, mas ao mesmo tempo reconheceu as qualidades da planta original deste interessante edifício dos anos 60.
As alterações de planta foram importantes. Sala e cozinha foram unidas através de grandes aberturas (que podem ser controladas através de portas de correr), bem como parte do primeiro quarto se junta à sala, propiciando a inserção de um escritório e uma grande adega neste espaço de múltiplas funções. Estas alterações na área social do apartamento não só contribuem para as novas funções que se apresentam, como subvertem a linearidade original da sala, criando espaços mais fluidos e ricos. Conectando todos estes espaços (sala, lavabo, cozinha, escritório e adega), uma grande estante metálica vazada acompanha a sala de um lado ao outro e é suporte para objetos, plantas e livros, abriga as portas de correr, abre espaços de quando em quando para quadros e esculturas e abriga o telão e equipamentos para os dias de filmes. A estante é o elemento mais marcante desse espaço e dialoga com os demais móveis e itens diversos do projeto.
A cozinha, completa nos equipamentos e com uma ilha no centro, é bastante neutra a fim de deixar o protagonismo todo para a sala, a estante e a grande adega, desejo do proprietário colecionador de vinhos, desde o início do projeto.
A parte íntima também sofreu alterações e dois quartos foram unidos para formar o grande espaço do casal. Este novo quarto formado conta com um amplo closet e dois banheiros. Completando a área íntima, um segundo quarto para hóspedes e um futuro filho tem linguagem similar ao restante do apartamento.
A maior parte dos materiais de acabamento foi substituída neste novo projeto, o que conferiu aos ambientes um caráter bastante contemporâneo. Ao mesmo tempo a relação com o edifício existente foi mantida e valorizada, seja nos caixilhos de ferro existentes, seja na reforma do piso de tacos original. O mobiliário foi cuidadosamente escolhido e mistura peças contemporâneas, itens de antiquários e itens desenhados pelos arquitetos especialmente para este projeto.
Situação existente
Propostas
Projeto
Planta