Project Description
APARTAMENTO CASTIEL
Dados Técnicos
Dados Técnicos
Localização: São Paulo, SP – Brasil
Tipo de Construção: Residencial
Área construída: 332m2
Início do projeto: 2016
Conclusão da obra: 2019
Equipe
Autores: Fernando Forte, Lourenço Gimenes, Rodrigo Marcondes Ferraz
Coordenadores: Ana Paula Barbosa, Gabriel Mota, Luciana Bacin
Colaboradores: Guilherme Zorzella, Priscylla Hayashi, Carmem Procópio, Caroline Endo, Mariana Leme, Rodrigo de Moura,
Estagiários: Aryane Diaz, Ana Meireles, Henrique Dias, José Navarro, Letícia Gonzalez, Beatriz Proença, Flávia Theodorovitz, Frederico Branco, Gabriela Eberhardt, Giulia Lorenzi, Mariana Schmidt, Maxswender Duarte, Rafael Colombo, Wendel de Deus
Fotógrafa: Fran Parente
Deixar os materiais da construção do prédio “in natura” foi o primeiro passo na abordagem do projeto de interiores deste apartamento. A ideia aqui foi destacar tudo o que era estrutural e não poderia ser mexido do restante dos elementos da edificação. Pilares, caixa de elevador, vigas e lajes foram descascados e deixados na forma bruta do concreto aparente. Algumas das tubulações aparentes que surgiram ou foram criadas foram igualmente deixadas aparentes, compondo o conjunto de caráter industrial, onde tudo o que lá está é necessário, nada é supérfluo.
Trabalhando junto com os elementos estruturais aparentes e as poucas paredes, grandes divisórias e portas de correr em aço cor-ten funcionam como painéis móveis que ora unem, ora separam os ambientes, tornando o espaço dinâmico e fluido.
As extensas varandas foram ocupadas por um jardim tropical com espelho d’água, que funcionam como uma espécie de filtro entre o interno e externo, direcionam o visitante para as melhores visuais, conformam os ambientes de estar ou contemplação e criam um contraponto entre a exuberância dos elementos naturais e a crueza do interior construído.
O mobiliário está intimamente ligado à parte construtiva do projeto e a grande luminária desenhada especialmente para ele é o elemento de maior destaque. Espalhando-se por toda a área social como um grande organismo, esse sistema de luminárias de tubulações aparentes e pontos de luz em diversas alturas, relacionados intimamente ao lay-out proposto, são visíveis de todos as partes e conformam os ambientes.
Para completar, o mobiliário escolhido possui, além de peças desenhadas especialmente para o projeto (como a grande mesa de jantar), ícones modernistas e peças de jovens designers brasileiros misturadas de forma sutil.