Project Description

Loja Líder

Dados Técnicos

Localização: São Paulo, SP – Brasil

Tipo de Construção: Comercial

Área do terreno: 753 m²

Área construída: 928 m²

Início do projeto: 2015

Conclusão da obra: 2016

Equipe

Autores: Fernando Forte, Lourenço Gimenes, Rodrigo Marcondes Ferraz

Coordenadores: Gabriel Mota, Luciana Bacin

Colaboradores: Adriana Pastore, Desyree Niedo, Diogo Mondini, Priscylla Hayashi, Wanessa Simoe

Estagiários: Frederico Branco, Rafael Colombo, Nara Diniz

Fotógrafos: Raphael Briest

Projeto de Interiores: Estúdio Nada se Leva

Construção: RRG Engenharia

Projeto de Estrutura e Fundações: Gama Z

Hidráulica e Elétrica: A2 Projetos

Luminotécnico: FGMF + Castilha Iluminação

Paisagismo: Juliana Freitas Paisagismo

Fornecedores

Construção – RRG Engenharia

Pisos – Portobello, Braston

Luminárias – LIS

Pedras – PedraCor, Pedras Capricórnio

Cerâmica – Portobello

Madeira – Lider Interiores

Estrutura Metálica – Skylight Estruturas

Guarda-corpos – Inovar Esquadria, Serralheria Forchella

Esquadrias – Inovar Esquadrias

Ar Condicionado – Aris Climatização

Drenagem e Irrigação – Irrigmaster

Pintura – Bricolagem, Ibratin, JS Pinturas

O programa necessário para a Flagship dessa tradicional loja de mobiliário previa amplos espaços para diferentes layouts que fossem modificados conforme o lançamento das novas coleções, área de mobiliário para exteriores, cozinha funcional para eventos e área administrativa.

A chegada da marca em uma tradicional avenida que conta com as mais importantes marcas do segmento era uma grande preocupação dos proprietários – Havia o desejo de ter uma arquitetura contemporânea, atraente, que trouxesse consigo valores da marca, mas que a colocasse entre as mais valorizadas do país.

Uma dicotomia entre a sensação de abrigo, de aconchego e transparência de vitrine também era uma questão muito importante a ser abordada, assim como uma arquitetura que causasse curiosidade, convidando os arquitetos, decoradores e clientes finais a entrarem para conhecer os produtos.

Como a marca já possuía mais de 20 lojas espalhadas pelo país, mas o objetivo era o de criar a loja referência (flagship), partimos do básico para iniciar os trabalhos de projeto. Estudamos as lojas existentes consideradas mais bem resolvidas do ponto de vista organizacional e em paralelo estudamos profundamente a complicada legislação do terreno, seus arredores e insolação.

A resposta de projeto foi bastante singular – Tratamos o volume com grandes vãos de 15 metros, através de uma estrutura mista de aço e concreto aparentes. Uma série de “platôs aéreos” foram projetados, sendo o principal um grande mezanino flutuante (é estruturado apenas por 6 tirantes metálicos) no centro da loja.

Esses platôs são, em sua maioria, jardins de espécies nativas e começam quase rentes a calçada exterior, e são cuidadosamente empilhados adentrando a loja, se transformando em uma espécie de forro da vitrine, projetam-se ao exterior novamente em um balanço de mais de 5 metros, se transformando em uma marquise de pedestres que marca a entrada. Esses platôs formam em seu conjunto uma espécie de semi espiral, que garante bastante transparência na fachada, ao mesmo tempo que funcionam como um brise-soleil protegendo a loja da insolação poente.

Os jardins suspensos também ocorrem na porção posterior da loja, convidando o visitante a conhecer os jardins onde se encontram os móveis da linha de exteriores.

Sob os platôs-jardins existem forros de madeira que foram executados pelos mais antigos marceneiros da fábrica central da empresa em homenagem a origem da marca, que é justamente a de movelaria em madeira.

O resultado do projeto é de alto impacto na paisagem, evitando tradicionais envelopamentos ou fachadas completamente em vidro tão comuns em nossa paisagem. É um projeto que utiliza um conceito simples e que através de posicionamento e repetição cria uma volumetria complexa alinhada a conceitos de sustentabilidade, proteção solar e garante a visibilidade e atratividade desejadas pelos clientes.

 

 

Corte A

Planta Térreo