ESPAÇO B
  São Paulo - SP
Ficha técnica
Área do terreno - 1.015m²
Área construída - 588m²
Início do projeto - 2023
Conclusão da obra - 2024
Equipe
Autores - Fernando Forte, Lourenço Gimenes, Rodrigo Marcondes Ferraz
Gerentes - Gabriel Faria, Talita Broering

Coordenadores - Geronimo Palarino, Priscylla Hayashi
Colaboradores - Anna Rita Carvalho, Bruno Suman, Camila Bento, Daniel Moraes, Gabriel Baptista, Maíra De Benedetto, Victor Lucena

Estagiária - Mariana Sarto
Fotógrafo - Fran Parente
Lighting designer - Castilha
​​​​​​​
O Espaço B, da Eliane, surgiu a partir de um desafio complexo, apesar da aparente simplicidade. A proposta consistia em conectar o showroom existente da Eliane com um novo espaço adjacente, superando um desnível considerável entre os dois. A solução foi criar um acesso sutil no recuo do showroom original, por meio de uma rampa integrada a um jardim, um percurso de descoberta que leva o visitante a um circuíto contínuo, conectando os espaços por passarelas e escadas, em um trajeto fluido que atravessa ambos os ambientes.
A construção preexistente, uma residência dos anos 1940, encontrava-se completamente descaracterizada após sucessivas reformas, apresentando espaços fragmentados e sem coerência formal. Optamos, então, por remover todos os acréscimos posteriores e revelar a construção original, em um gesto quase arqueológico. Essa “casca” histórica foi mantida como pano de fundo neutro e autêntico para os produtos das marcas Eliane, Elizabeth e Decortiles, que se renovam periodicamente.
Para intensificar essa proposta de resgate e valorização do antigo, foi criado um grande pátio nos fundos e implantado planos de brise monumentais em porcelanato, com 7 metros de altura. Com centenas de peças inclinadas com cores que remetem à figura de uma arara, o brise envolve toda a construção, separando a edícula, espaço dedicado a negócios, do restante do conjunto. Executado com peças da linha Sílica, desenvolvida em parceria entre FGMF e Eliane, o elemento explora o uso do porcelanato para além de pisos e paredes, demonstrando sua versatilidade estética e funcional.
O projeto é intensamente permeado por jardins e paisagismo, que contornam a casa e o pátio. Inserimos também volumes expositivos revestidos com a linha Risca, que se integram aos jardins e à edificação existente. Internamente, os expositores foram concebidos como frames móveis, permitindo flexibilidade na curadoria dos produtos, sem comprometer a leitura espacial da arquitetura original.
Outro destaque do projeto é a passarela elevada que atravessa os brises, percorre o jardim e leva a uma escada posterior. Essa solução cria uma experiência sequencial para o visitante, que pode explorar os ambientes de forma interativa: entra, percorre o espaço, sobe, observa os produtos de outro ângulo, atravessa a passarela e retorna ao showroom original, completando um circuito circular e convidativo.
O Espaço B também foi projetado como um ambiente para eventos, possibilitando festas, lançamentos e ativações diversas. Para isso, removemos lajes, criamos pés-direitos duplos e volumes multifuncionais que servem como bar ou cabine de DJ. Um desses volumes se projeta sobre o espaço central, criando um efeito cênico similar ao de um camarote e conferindo monumentalidade ao percurso final. A área pode se transformar em pista de dança ou ambiente de fotografia, adaptando-se às demandas de marketing e experiências da marca.
Como resultado, o projeto ressignifica a casa original, agora descascada e exposta em sua essência, abraçada por um novo gesto arquitetônico e paisagístico que articula passado e presente. O Espaço B é um showroom multifuncional, flexível e contemporâneo, idealizado inicialmente como uma instalação temporária (pop-up), mas que, devido ao sucesso do resultado, se consolidou como uma parte permanente do showroom das marcas da Mohawk, na Avenida Brasil, em São Paulo.
Vale destacar, por fim, que toda a obra foi executada em apenas 50 dias, reforçando seu caráter ágil, experimental e inovador. Uma intervenção rápida, porém duradoura, que reflete a essência da arquitetura sensível ao contexto.