PNM ADVOGADOS
São Paulo - SP
Ficha técnica
Área construída - 785m²
Início do projeto - 2020
Conclusão da obra - 2022
Início do projeto - 2020
Conclusão da obra - 2022
Equipe
Autores - Fernando Forte, Lourenço Gimenes, Rodrigo Marcondes Ferraz
Gerentes - Desyree Niedo, Gabriel Mota, Sonia Gouveia
Coordenadores - João Baptistella
Colaboradores - Bárbara Dolabella, Bruno Suman, Daniela Zavagli, François Caillat, Gilberto Sales, Guilherme Pulvirenti, Larissa Sartori, Leandro Leão, Lucas Lima, Pedro Ocanhas, Taís Arevalo, Victor Lucena, Vitória Colsato
Estagiários - Giovanna Pirovani, José Carlos Navarro, Matheus Soares, Michelle Vasques, Raquel Gregorio
Fotógrafo - Fran Parente
Construtora - Máximo Engenharia
Paisagista - Flavia Tiraboschi
Lighting designer - Foco LD
Este escritório de advocacia localizado no icônico edifício Corujas, em São Paulo, um projeto também do escritório FGMF Arquitetos. Diferente dos prédios de escritórios convencionais, este edifício organiza diversos escritórios ao redor de jardins, terraços cobertos e descobertos, criando um ambiente único e agradável.
O acesso principal do escritório se dá pelo pavimento térreo do edifício. Neste pavimento, encontramos a maior parte da equipe distribuída em um espaço iluminado e integrado. O staff, a sala da equipe administrativa, as salas dos sócios, os banheiros e a cozinha estão todos localizados aqui. As salas dos sócios são dispostas ao redor do staff, em formato de L, todas em vidro com portas de acesso com batentes de aço carbono que formam elegantes pórticos de acesso no plano contínuo de vidro. Dentro dessas salas, os forros são de madeira e o piso é de réguas de ardósia, o mesmo piso da circulação em frente a elas.
Além disso, há um grande terraço com banheiro e uma sala de estar integrada ao espaço do staff, proporcionando um ambiente de trabalho agradável e colaborativo. A área do staff conta um piso de carpete para melhor conforto acústico e com elementos em aço carbono que acomodam luminárias e o forro em baffles (réguas de espuma e tecido) em cores quentes. As chapas que vêm do forro descem junto às janelas e criam a estrutura para prateleiras em aço carbono que são utilizadas para armazenamento de livros, equipamentos e objetos decorativos, unindo todo o open space deste pavimento.
Na entrada, o sóbrio hall é organizado com estantes, mesa das secretárias, painel e forro em chapa de aço carbono e o mesmo piso de réguas de ardósia cinza. Um banco desenhado pela FGMF ocupa o espaço central: em 4 módulos de formatos diferentes e revestidos em couro, o móvel dialoga com a geometria irregular do espaço de recepção. À frente, uma escultural escada liga o pavimento térreo ao inferior. Feita também com chapas de aço carbono, as mesmas que compõem o guarda-corpo do vão, essa escada é mais que um simples meio de circulação: ela acomoda um banco no pavimento inferior, um pequeno espaço para frigobar e máquina de café, tornando-se um elemento de ligação estético e funcional.
O escritório conta com várias áreas de jardins, integrando o verde ao ambiente de trabalho e proporcionando uma conexão com a natureza. Esses jardins oferecem espaços de relaxamento e convívio, melhorando a qualidade de vida dos usuários do edifício. No térreo, o terraço acomoda uma grande mesa de refeições próximo à cozinha. Outros espaços de estar ao longo do jardim permitem reuniões informais, reuniões de vídeo e telefonemas de maneira integrada ao verde. O maior deles, no pavimento inferior, é visto da sala de estar e de trabalho de um dos sócios e da sala principal de reuniões. Nesta sala, uma grande mesa com pé em concreto e tampo de madeira em balanço foi desenhada pelo FGMF sob medida para o espaço.