taqtile
São Paulo - SP
Ficha técnica
Área do terreno - 633m²
Área construída - 680m²
Início do projeto - 2016
Conclusão da obra - 2018
Área construída - 680m²
Início do projeto - 2016
Conclusão da obra - 2018
Autores - Fernando Forte, Lourenço Gimenes, Rodrigo Marcondes Ferraz
Gerentes - Gabriel Mota, Sonia Gouveia
Colaboradores - Beatriz Brandt, Desyree Niedo, Fernanda Veríssimo, Juliana Cadó, Mariana Leme, Priscylla Hayashi
Estagiários: Alessandra Musto, Amanda Domingues, Aryane Diaz, Giovanna Albuquerque, Maxswender Duarte
Fotógrafo - Fran Parente
Construtora - Foz Engenharia
Paisagista - Rodrigo Oliveira
Lighting designer - Castilha
Desenvolvido para uma empresa de tecnologia voltada à criação de aplicativos, o projeto do escritório da Taqtile propõe uma experiência espacial dinâmica e fluida, articulando diferentes usos e perfis de usuários em um mesmo conjunto. O ponto de partida do projeto foi a colaboração direta com os proprietários, resultando em uma solução personalizada, flexível e com forte identidade.
Na fachada, a grande escadaria frontal, que também funciona como arquibancada para eventos, convida o público a adentrar o espaço. Um portão com abertura total reforça a integração com a via pública, funcionando como uma galeria que se abre à cidade. Essa escada principal conduz diretamente os visitantes ao pavimento superior, onde estão localizadas as salas de reunião e, mais adiante, ao rooftop nos fundos, onde há duas salas adicionais voltadas a encontros mais informais ou workshops.
Já os colaboradores acessam o edifício por uma entrada independente, marcada por uma porta hidráulica que, quando fechada, mimetiza-se ao conjunto monolítico da escada. O percurso conduz ao espaço de trabalho principal, que se organiza em dois níveis — um térreo e outro semi-enterrado — conectados por pé-direito duplo e interações visuais amplas.
O ambiente de trabalho é caracterizado por materiais brutos e elegantes, como o concreto aparente e amplos panos de vidro que se abrem para jardins laterais em ambos os andares. O sistema estrutural em lajes cubetas incorpora luminárias indiretas desenhadas por Marcos Castilha, oferecendo iluminação difusa e agradável. O layout foi concebido para ser totalmente flexível, adaptável à metodologia de trabalho ágil (Scrum) adotada pela empresa — com mobiliários projetados sob medida, espaços para trabalho em pé e áreas de reunião que podem ser reorganizadas conforme a necessidade.
O programa se expande para além dos ambientes de trabalho tradicionais. Um deck junto à piscina funciona como sala de reunião informal e espaço de lazer para os funcionários, que são incentivados a usar o local inclusive nos finais de semana. Aos fundos, uma passarela conecta o rooftop a um volume com pé-direito duplo, que abriga um espaço gourmet e área de confraternização. Este espaço, que também serve para eventos e festas, é utilizado diariamente como refeitório pelos colaboradores, reforçando os princípios de bem-estar e integração que pautam o projeto.
Os volumes superiores, implantados sobre a laje que cobre as áreas de trabalho, foram tratados com texturas e acabamentos distintos, como elementos independentes que repousam sobre a grande plataforma de concreto e escadas — conferindo leveza e diversidade formal à composição.
O projeto da Taqtile materializa um novo paradigma de espaço corporativo, onde lazer, produtividade e convivência se entrelaçam em um ambiente versátil, confortável e altamente adaptável às transformações do tempo e da cultura de trabalho.